Apresentação

Sobre o PIB

Com o objetivo de reconhecer as empresas que melhor investem e gerenciam seus ativos intangíveis, a revista Consumidor Moderno, em parceria com a DOM Strategy Partners, realiza o Prêmio Intangíveis Brasil (PIB). A amostra do estudo do PIB compreende as maiores empresas do País, prioritariamente aquelas listadas no ranking Valor 1000.

Ativos intangíveis são ativos imateriais, garantidores da perenidade e da diferenciação competitiva das empresas, responsáveis pela geração e/ou proteção de valor corporativo aos acionistas e demais stakeholders das empresas. Suas principais características são: vínculo com longo prazo, caráter estratégico, interdependência entre si, potencialização dos ativos tangíveis, demanda aguda por gerenciamento e metrificação.

Grande parte das empresas desconhece o valor oculto dos intangíveis e o quanto eles podem influenciar a proteção e geração de valor. Os intangíveis são a principal fonte de valor das empresas e são responsáveis por garantir sua perenidade e competitividade a médios e longo prazos. São interdependentes porque potencializam valor nos tangíveis e agem entre si.

A força dos ativos intangíveis, desses geradores de valor pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa. Em tempos de globalização da economia e de avanços tecnológicos, as corporações mundiais estão mais conscientes da importância desses ativos e da necessidade de identificá-los, qualificá-los, gerenciá-los e mensurá-los sistematicamente, do orçamento à gestão cotidiana.

No decorrer dos últimos cinco anos, as mais importantes empresas do país foram agraciadas com esse reconhecimento. Os estudos do Programa Intangíveis Brasil atestam que as organizações mais empenhadas e capacitadas na gestão de seus ativos intangíveis são aquelas que mostram melhor desempenho a longo prazo.

O Programa Intangíveis Brasil compreende uma série ações voltadas para a disseminação dos conceitos e da importância dos ativos intangíveis na geração e proteção de valor das companhias. O Prêmio é o marco final desse conjunto de ações do Programa que encerra o período de um ano de estudos, fóruns, matérias, reportagens e disseminação da cultura de intangíveis no Brasil.

A premiação é dividida em três segmentos: Ativos Intangíveis. Setores da Economia e Categorias Especiais.

  • pib2O Programa Intangíveis Brasil (PIB) é uma iniciativa pioneira da revista Consumidor Moderno e da DOM Strategy Partners, com o apoio do Grupo Padrão e da E-Consulting Corp. Os principais estudos e publicações internacionais voltadas a negócios apontam que o real valor das economias de países e empresas é fortemente determinado pela forma como esses agentes tratam seus chamados ativos intangíveis. E o Brasil, com suas empresas cada vez mais inseridas no jogo desafiador do mercado global, não é exceção.

    O PIB nasceu em 2007, com o objetivo de reconhecer as empresas que, compreendendo a importância dos intangíveis em seu modelo de negócio,melhor performam e mais geram valor aos acionistas e aos públicos com os quais se relacionam, dentre os quais clientes, colaboradores, fornecedores, governo, comunidades e terceiro-setor. Resultado de um processo profundo e amplo de avaliação e ranqueamento de diversos critérios (vide www.premiopib.com.br), ao longo de 9 meses de duração, em várias etapas, o PIB evidenciou ano a ano o nível de compromisso estratégico e de excelência em performance que as empresas vencedoras têm dedicado sistematicamente à gestão de seus intangíveis. pib3

    Agora, o Programa Intangíveis Brasil ganha uma nova dimensão. Além de premiar as empresas que se destacam nos parâmetros avaliativos de ativos intangíveis, um completo conjunto de ações será realizado durante todo o ano com o objetivo de disseminar conhecimento e a cultura de ativos intangíveis no mercado brasileiro.

  • Matérias e reportagens mensais na revista Consumidor Moderno; Site com conteúdo renovado e totalmente voltado à gestão de ativos intangíveis; Newsletters mensais; Fóruns de debates segmentados: Governança e Sustentabilidade – junho Marcas e Clientes -julho TI, Internet, Inovação – agosto Cultura Corporativa, Talentos e Lideranças – setembro Seminário inteiramente dedicado ao assunto; Entrega do Prêmio Intangíveis Brasil e do Reputation Index; Dossiê com estudos inéditos sobre as melhores práticas de gestão voltadas a valorização dos ativos Intangíveis de maneira mais sustentável. (exclusivo para patrocinador).
  • Executivos atuantes nas áreas de Relações Institucionais, Marketing, Recursos Humanos, Sustentabilidade, Marcas, Administração selecionados entre as 1000 maiores empresas brasileiras, formadores de opinião e jornalistas econômicos.
  • O mercado brasileiro está vivendo uma fase de evolução. Os mecanismos de avaliação de qualidade das empresas, particularmente aquelas de capital aberto, vêm se sofisticando.

    Patrocinar o Programa Intangíveis Brasil demonstra que a sua empresa cultiva a transparência e fomenta a comunicação com os stakeholders como prática de governança corporativa para construir e manter elevados os patamares de confiança da organização.

xTodo conteúdo metodológico e analítico foi gerado e é de Propriedade da DOM Strategy Partners.